terça-feira, 19 de novembro de 2013

A diretoria tricolor poderia ter feito diferente...

Time do Morumbi acertou em cheio com a promoção de ingressos no Brasileirão, conseguiu 68% a mais de público no estádio, mesmo arrecadando menos.


Caros leitores do FCS, amanhã é dia de Morumbi lotado.

Estará lotado, mas não será com o preço de campeonato brasileiro. O São Paulo vai cobrar R$ 40 pela arquibancada (mesmo preço do Paulistão), exceto no setor amarelo, que o preço se manteve nos R$ 10.

Aproveitando a polêmica dos preços abusivos que o Flamengo está cobrando pela final da Copa do Brasil, quero mostrar a minha indignação pelo preço cobrado pela diretoria tricolor.

Enquanto o time fazia a melhor campanha do Paulistão, não havia a preocupação em baixar o preço dos ingressos para atrair mais público.

A média de público do São Paulo no Paulistão foi de 14.558 torcedores por jogo. Para uma arrecadação total de R$ 4.908.593,00. Em 12 jogos como mandante, tem média de R$ 409.049,41 por partida.

No Brasileirão, com uma campanha ruim durante a maior parte do campeonato, a diretoria fez promoção dos ingressos, atraiu o torcedor que mais gosta do São Paulo para o estádio.

A campanha foi um sucesso. Aumento de 68% na presença de torcedores no estádio, mesmo com a campanha pífia. O ganho na parte "técnica", dentro do campo foi fundamental para o São Paulo sair da zona de rebaixamento para o melhor paulista classificado no Brasileirão.

Se a presença e publico subiu, o rendimento financeiro decaiu. Em 16 jogos, o São Paulo arrecadou R$ 5.436.273,00. Média de R$ 339.767,06 por partida. São R$ 69.282,35 por partida a menos para os cofres tricolores.

O que vale mais, o lado técnico ou o lado financeiro? Vale mais ter mais gente no estádio, que apoie o time, ou ter um povo mais "elitizado", que não produz o mesmo ambiente?

O São Paulo cresceu de produtividade, passou a ser o melhor paulista colocado no Brasileirão. Faz boa campanha na Sul-Americana. Pelo péssimo ano que a equipe teve, era de se esperar que os preços se mantivessem para a disputa continental.

Mas não. Como o time não precisa mais do apoio daqueles torcedores que não podem pagar a  mais para ir até o Morumbi, a diretoria volta a cobrar os preços "normais". Tira boa parte daquelas pessoas que sofreram e apoiaram o time durante todo o campeonato brasileiro do estádio.

O São Paulo preferiu o lado financeiro.

Infelizmente o futebol brasileiro continua sendo administrado por cartolas que exploram o seu torcedor. Nos momentos em que a equipe precisa de apoio, as promoções aparecem. Quando o time está para ser campeão, os cartolas exploram os seus torcedores.

A situação ainda é lamentável no nosso mundo do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário