quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 do futebol brasileiro

Um ano de surpresas: Ituano Campeão Paulista e nova hegemonia mineira – por Leandro Olovics


Salve, leitores do FCS! Falta menos de uma semana para 2014 acabar. Já dizia minha velha avó: tudo o que é bom também acaba. Só que melhor ainda, é relembrar tudo o que de bom aconteceu! Vamos fazer uma pequena viagem pelo ano que passou? Então, bora!

Tri-Meninos da Vila
O Santos conquistou pela terceira vez em sua história, o maior campeonato de juniores de futebol do país. E em cima do Corinthians, é melhor ainda! Em um Pacaembu lotado, e com muita pressão do Alvinegro do Parque São Jorge, o Alvinegro Praiano fez 2 x 1 no placar, sagrando-se campeão do torneio.

Quatro grandes e um Campeão do Interior


Algo no mínimo espetacular, bonito mesmo de se ver. O Paulistão é o campeonato regional mais disputado do Brasil. E em 2014, os quatro grandes paulistas não se classificaram para a Libertadores, por isso esperava-se um torneio muito mais disputado ainda. Porém, quem levou a taça para casa foi um time do interior. O Ituano de Juninho Paulista, comandado por Doriva, ganhou do São Paulo na fase classificatória, passou no grupo do Corinthians tirando o Timão do Mata-Mata, despachou o Palmeiras na semifinal, e levou o título em cima do Santos, em uma emocionante disputa de pênaltis. Que trabalho, parabéns ao Ituano!


Galão da Massa: o time do Improvável



O Atlético Mineiro foi o Campeão da Copa do Brasil, mas com aquele gosto doce de ganhar uma Copa do Mundo! Por jogar a Libertadores em 2014, o Galo entrou direto nas oitavas de final da competição. Passou fácil pelo Palmeiras, mas, o que chamou mesmo a atenção, foram as quartas e semifinais. Após duas derrotas por 2x0 fora de casa para Corinthians e Flamengo, respectivamente, o Galo foi para as partidas de volta tomando um gol em casa, e fazendo nada mais nada menos do que quatro gols. Virou as duas disputas quando só a sua própria torcida acreditava. E foi acreditando, que o Galo Forte e Vingador chegou à sua primeira final de Copa do Brasil, justamente contra o Cruzeiro. Após duas vitórias sobre o seu maior rival (1-0 e 2-0), o Atlético levou a taça pra Cidade do Galo, e vai jogar a Libertadores pelo 3º ano consecutivo.

  
O Brasil pintado de azul-celeste



Existe um novo clube na cidade, que agora é quatro vezes Campeão! O Cruzeiro, campeão nacional de 2013, simplesmente não desligou o motor, manteve o mesmo ritmo e levou o Brasileiro também em 2014! Esse ano não teve tanta folga. O São Paulo fungou no cangote mineiro a competição toda, mas de nada adiantou. Após vencer o Goías por 2x1 em um Mineirão lotado, o Zêro assegurou o título com duas rodadas de antecedência, além de ter o melhor ataque da competição: 67 gols.


O Inferno Verde e a Cadente Estrela Solitária



Não dá para falar de Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014, e não falar do drama de dois times em especial: Palmeiras e Botafogo. O alviverde paulista, encontrava-se no ano de seu centenário e com uma gigantesca probabilidade de ser rebaixado pela terceira vez em sua história. Algo que não aconteceu graças a um gol do rival Santos, marcado por Thiago Ribeiro contra o Vitória, já que o Palmeiras não venceu o Atlético-PR em casa na última rodada. Verdão na Série A em 2015, mas será necessária uma reformulação urgente.



Já o Botafogo não teve a mesma sorte. Afundado em uma crise financeira e rusgas internas envolvendo diretoria e elenco. Esses dois principais fatores culminaram no segundo rebaixamento da história da equipe de General Severiano, que terminou seu ano apoiado em um elenco formado principalmente com garotos da base. Após o fim da temporada, 18 jogadores tiveram seus respectivos contratos rescindidos de uma vez. Volta, Fogão!


Visse! O Nordeste é Rubro-Negro inteiro!



Simplesmente a principal competição do primeiro semestre do ano. Simplesmente emoção. Simplesmente Sport! O Leão não fez um bom começo de campeonato, ameaçado a ficar fora já na fase de grupos. Porém, com a união do grupo, e com o excelente trabalho feito pelo técnico Eduardo Baptista, o Sport só parou quando tava com a Taça na mão! E isso foi em pleno Castelão, em cima do Ceará! E de quebra, levou uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2015. Parabéns Sport, o Campeão do Nordeste!


“Em cima” do Brasil também tem futebol



E tem muito futebol, mesmo! E foi muito bem representado pela 1ª edição da Copa Verde: competição que integra times do Norte, Centro-Oeste (menos Goiás) e o estado do Espírito Santo. E na final, o Brasília derrotou o tradicional e poderoso Paysandu! O time da capital nacional venceu o Papão da Curuzu nos pênaltis após duas finais bem apertadas. Um 2x1 para cada lado. Brasília Campeão!


Campeões Nacionais de Acesso
Na Série B, o Joinville foi campeão pela primeira vez na história, em uma briga ferrenha com a Ponte Preta a temporada toda. Na Série C, depois de uma goleada sobre o Mogi Mirim na semifinal, o Macaé foi campeão sobre o favorito Paysandu, que acumulou três vices na temporada (Campeonato Paraense, Copa Verde e Campeonato Brasileiro – Série C). E na longíngua Série D, a Tombense levou o título sobre o Brasil de Pelotas, após dois 0x0 e um 4-2 nos pênaltis. Parabéns aos Campeões Brasileiros!

Seleção do Céu

Aqui, a lista de personalidades, futebol principalmente, que fizeram muito pelo esporte aqui na Terra, e agora desfilam seu talento no gramado do Céu. Fiquem em paz, e olhem pelo nosso futebol. Para sempre!

Eusébio – Moçambicano naturalizado português, ídolo do Benfica e da Seleção Portuguesa. O ex-jogador morreu em janeiro, aos 71 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca.

Luís Aragonés – Espanhol, ídolo do Atlético de Madrid e da Seleção Espanhola. O ex-jogador e treinador morreu em fevereiro, aos 75 anos, vítima de leucemia.

Maicon Oliveira – Brasileiro, atuava na Ucrânia desde 2012. O jogador morreu em fevereiro, aos 25 anos, vítima de um acidente de carro.

Bellini – Brasileiro, foi bicampeão mundial de futebol pela Seleção, e capitão no título de 1958. Inventou o clássico gesto de levantar a taça acima da cabeça. O ex-jogador morreu em março, aos 83 anos, vítima do Mal de Alzheimer.

Luciano do Valle – Brasileiro, narrou diversos esportes como futebol, vôlei e automobilismo. Seu último emprego foi a Rede Bandeirantes. O narrador morreu em abril, aos 66 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio.

Maurício Torres – Brasileiro, narrou Copas do Mundo, Olimpíadas e Jogos Panamericanos. Seu último emprego foi a Rede Record. O narrador morreu em maio, aos 41 anos, vítima de uma infecção pulmonar.

Oberdan Cattani – Brasileiro, foi goleiro do Palmeiras e do Juventus. Ídolo desses times, foi multicampeão pelo Palestra. O ex-jogador morreu em junho, aos 95 anos, vítima de uma pneumonia.

Alfredo Di Stéfano – Argentino, Ídolo no Real Madrid, atuou pelas Seleções Argentina, Colombiana e Espanhola. É considerado por muitos, o melhor treinador de futebol de todos os tempos. Morreu em julho, aos 88 anos, internado após sofrer um enfarte.

Andrey Bal – Oriundo da União Soviética, onde foi jogador e técnico da Seleção. Integrou também a comissão técnica da Seleção Ucraniana. Morreu em agosto, aos 56 anos, quando passou mal após jogar uma partida de futebol.

Roberto Gomez Bolaños – Mexicano, foi jogador de futebol americano, goleiro, atacante, lateral, meia-atacante, jogador de beisebol e às vezes, ator das séries infantis Chaves e Chapolin. Morreu em novembro, aos 85 anos, vítima de uma parada cardíaca.


Essa foi a retrospectiva do futebol de 2014 do FCS, espero que tenham gostado, e até 2015! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário