terça-feira, 12 de novembro de 2013

Violência na Europa! A grama deles não é mais verde que a nossa...

Episódio de violência na Itália e a gaiola da Turquia mostram o lado negativo da Europa


O fim de semana esportivo do Velho Continente enfim mostrou a sua outra face.

O episódio lamentável na terceira divisão italiana é o que há de mais grave no futebol. As ameaças da torcida organizada acabou com um jogo. E olha que eles nem foram ao estádio.

Mais do que acabar com o jogo, eles fizeram uma cidade entrar em pânico. O prefeito determinou que o jogo clássico, que não era disputado fazia 25 anos, tivesse apenas uma torcida. E não para por ai, ele ainda determinou que o transporte público fosse paralisado durante OITO horas, para evitar cenas de vandalismo.

Os dirigentes pediram demissão. TODOS. Não restou nenhum cartola nem para dar declarações após a partida.  Até a torcida adversária protestou, pedindo o seu dinheiro de volta.

Na Turquia, o velho e bom clássico entre Fener x Galatasaray foi realizado. E a torcida adversária presa dentro de uma gaiola, para sair viva do estádio. Lamentável.

Enquanto isso, chove de críticas ao futebol brasileiro e o futebol europeu é exaltado. Falam que nossas torcidas organizadas são facções criminosas, que deveriam sumir, que é o mal do futebol. Mas lá fora tem a mesma coisa e mesmo assim não vejo as mesmas críticas.

Isso me lembra que no semestre passado, na faculdade, tive a oportunidade de falar com o Coronel Marcos Marinho, atualmente na Federação Paulista de Futebol. Ele me disse que a Federação até quer lutar contra a violência nos estádios, mas falta apoio do código penal brasileiro para isso.

Enquanto isso não acontece, temos que nos conformar com as cenas de violência no futebol e perceber que a grama do vizinho não é tão verde assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário